Algumas semanas atrás uma pessoa me emprestou um livro chamado "Pare de se sabotar e dê a volta por cima". A principio não me agradou a ideia, até cheguei a comentar que não gosto desses livros estilo "auto-ajuda", acho uma verdadeira furada, mas a pessoa me garantiu que não era desse tipo e sim um livro voltado para o lado da psicologia, enfim resolvi dar um crédito e comecei a ler. Fui me surpreendendo durante a leitura e analisando muitos fatos expostos no livro. Aalgumas frases são marcantes e me fizeram parar para pensar: "Os críticos costumam terminar sozinhos"; "Somos prisioneiros de nossas limitações".
Apesar de não ser um livro "auto-ajuda" totalmente explicito, ele tem um "fundo" disso. Precisei pedir ajuda a 2 pessoas que eu tivesse consideração e confiança que listassem meus pontos fortes e minhas limitações junto das minhas fiz uma "tabulação" e o resultado é mais ou menos isso: Pontos fortes - Inteligente (eu tenho minhas dúvidas qto a isso, pois a minha é limitada para certas coisas); Observadora/Análitica; Presença de estilo; Amiga. Maiores limitações: Geniosa; Baixa estima; Falta de confiança;Pessimista.
Existem 10 limitações FATAIS descritas no livro e eu me encaixo perfeitamente em quase todas elas! Cinco delas de forma mais concretaa, naquele esquema "bem a minha cara" as restantes tem resquícios da minha personalidade.
Ostra: Necessidade de ser mais confiante, o que as pessoas pensam sobre mim tem valor demasiado; modesta, não acredita em elogios; companheira ao extremo, sensível; dificuldade de deixar os erros para atrás.
Critico: exigente consigo e com as pessoas; implicante; rude; estúpida;guarda lembranças de atitudes e situações ocorridas e quem as cometeu.
Tartaruga: resistente a mudanças; incertezas deixam nervosa; dificuldades em mudar de rumo, posição.
Vulcão: frustração com as pessoas e com si próprio; emoções intensificadas sob pressão; ira; raiva; agressividade.
Rápido no gatilho:falta de controle; falar/agir sem pensar; entediar-se facilmente; gosta de espontâniedade.
E agora elaborei um plano de TrAção (sim, escrito dessa forma) que precisarei segui-lo para mudar meus pensamentos, minhas atitudes, minha forma de ser e agir. Com objetivos, caracteristicas positivas e negativas e comprometimento.
Estão traçado os passos... Só resta segui-los. As duas pessoas que fizeram o "relatório" sobre mim, deveriam ser os meus "tutores" neste processo. Pessoas que deveriam apenas observar e quando achassem necessário, por bem dar opiniões e sugestões, jamais criticas!
Mas infelizmente ou felizmente não sei bem o que dizer, uma delas praticamente já "tirou" o corpo fora e a outra... Não sei!! Mais um aprendizado na vida!!
Com ajuda tenho quase certeza que o plano chegaria mais rápido ao objetivo, mas enfim vou a luta, mesmo que sozinha! Afinal, os criticos quase sempre terminam sós. Palavras do autor do livro!
---------------------------------------------------------------------------------
Outra coisinha que aprendi durante essas semanas passadas, é que não se pode querer ser amiga de uma pessoa quando essa pessoa não quer a sua amizade. Não tenho vocação para ser apenas deposito de lixo.
7.3.11
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário