28.3.11

Com toda certeza do mundo se existisse um local em que eu pudesse entrar sem que ninguém notasse seria a mente do ser humano!! Apenas para tentar entender o que passa na cabeça das pessoas!!
Sim, porque nos dias de hoje é inacreditável que existam pessoas com mentes tão limitadas que não entendam a possibilidade de amizade sincera entre o sexo oposto! Todo e qualquer relacionamento começa a partir do momento em que você conhece uma outra pessoa seja de qualquer sexo e a partir dai os sentimentos irão se moldando seja para o amor ou para o ódio. Ódio, talvez nem tanto, porque para se odiar uma pessoa é preciso algo muito forte, muito marcante. Melhor dizer para a indiferença.
Relacionamentos de amizade, fraternidade, união, de amor estão completamente ligados uns aos outros. Vão evoluindo de acordo com a convivência, só estacionam quando atingem o ponto da indiferença, pois quando isso aontece não existe mais porque manter algo que não acrescenta...
As possibilidades de mudanças cabem aos envolvidos e não aos externos! Aos externos que procurem o seu ser a ser envolvido e deixem os demais seguirem com o seu caminho! Todos tem direitos, basta merece-los!

27.3.11

Com o plano de mudanças traçado, decidi que a cada semana irei postar no FB a "palavra da semana" e aqui irei explicar o que essa palavra deverá fazer, qual o seu significado e os objetivos para alcançar a evolução!

No último domingo a palavra foi Sapienza = Sabedoria.
Sabedoria é algo que irei precisar e muito nesse processo todo! Sabedoria para compreender, aceitar, analisar, acreditar, aprender... Sabedoria para respeitar o pensamento alheio, para ser humilde, para ser gentil com o próximo, sabedoria para tratar o próximo como gosto de ser tratada!Sabedoria para decidir qual o melhor caminho a seguir, sabedoria para eliminar o que e quem não acrescenta nada na vida...É... É uma palavra bem complexa e muito ligada a todo o plano em questão! Que a sabedoria venha em doses homeopáticas e quando necesssário em doses cavalares!!

E a palavra de hoje, dessa semana é Capacidade.
Capacidade também é uma palava bem complexa em todo o processo, afinal precisarei ter muita capacidade de reiventar-me, de me aceitar, de mudar, de acreditar, de merecer! Capacidade de ver o que os outros enxergam, capacidade de dizer sim, de dizer não. Capacidade de entender que nem tudo e todos que quero me pertence está no destino. Capacidade de entender o livre-arbitrio seja o meu o dos outros.
Capacidade de admitir o que sinto... Ser capaz é isso que eu preciso!

Enfim, faz 3 semanas que fiz o plano de mudanças e confesso que não estou indo muito bem. Claro, tenho noção de que tudo isso levará um CERTO e LONGO tempo, que mudanças não acontecem da noite para o dia e que a mente humana uma vez moldada ela leva um longo periodo para perder o formado adquirido ao longo dos anos. Não, seria melhor dizer uma mente atrofiada, pois é isso que eu acredito que eu sou, que tenho! Uma mente atrofiada!
Um exemplo de como me sinto atrofiada: me arrumo para sair, olho no espelho e analiso e penso, está tudo ótimo, vamos que hoje é o dia! Sim, basta alguns minutos andando pelas ruas e aquela animação começa a descer pelo ralo... sempre vejo, ou acho que vejo que existem pessoas bem melhores na minha frente, que as pessoas olham porque estou com alguma coisa errada na roupa, no cabelo... Jamais penso que elas possam estar admiradas com a minha capacidade de usar detalhes diferentes, que sei que me tornam uma pessoa diferente e incomum perante ao mundo feminino repleto de bege e rosa!
Sábado eu sai como uma pessoa bege e não dei conta de mim, precisei de uma cor e comprei um colar colorido que tenho certeza que só eu irei gostar, apenas porque ele é diferente, assim como eu!
Sim, eu sou diferente e até gosto disso, mas é engraçado o fato de que eu não aceito isso! talvez porque eu tenha algum problema no cérebro além de ser atrofiado é claro... Mas, enfim... Cá estou tentando evoluir, quem sabe ser um pokemom, afinal ele é amarelo ovo! Bem aparecido e diferente!!

24.3.11


7.3.11

Algumas semanas atrás uma pessoa me emprestou um livro chamado "Pare de se sabotar e dê a volta por cima". A principio não me agradou a ideia, até cheguei a comentar que não gosto desses livros estilo "auto-ajuda", acho uma verdadeira furada, mas a pessoa me garantiu que não era desse tipo e sim um livro voltado para o lado da psicologia, enfim resolvi dar um crédito e comecei a ler. Fui me surpreendendo durante a leitura e analisando muitos fatos expostos no livro. Aalgumas frases são marcantes e me fizeram parar para pensar: "Os críticos costumam terminar sozinhos"; "Somos prisioneiros de nossas limitações".

Apesar de não ser um livro "auto-ajuda" totalmente explicito, ele tem um "fundo" disso. Precisei pedir ajuda a 2 pessoas que eu tivesse consideração e confiança que listassem meus pontos fortes e minhas limitações junto das minhas fiz uma "tabulação" e o resultado é mais ou menos isso: Pontos fortes - Inteligente (eu tenho minhas dúvidas qto a isso, pois a minha é limitada para certas coisas); Observadora/Análitica; Presença de estilo; Amiga. Maiores limitações: Geniosa; Baixa estima; Falta de confiança;Pessimista.
Existem 10 limitações FATAIS descritas no livro e eu me encaixo perfeitamente em quase todas elas! Cinco delas de forma mais concretaa, naquele esquema "bem a minha cara" as restantes tem resquícios da minha personalidade.

Ostra: Necessidade de ser mais confiante, o que as pessoas pensam sobre mim tem valor demasiado; modesta, não acredita em elogios; companheira ao extremo, sensível; dificuldade de deixar os erros para atrás.
Critico: exigente consigo e com as pessoas; implicante; rude; estúpida;guarda lembranças de atitudes e situações ocorridas e quem as cometeu.
Tartaruga: resistente a mudanças; incertezas deixam nervosa; dificuldades em mudar de rumo, posição.
Vulcão: frustração com as pessoas e com si próprio; emoções intensificadas sob pressão; ira; raiva; agressividade.
Rápido no gatilho:falta de controle; falar/agir sem pensar; entediar-se facilmente; gosta de espontâniedade.

E agora elaborei um plano de TrAção (sim, escrito dessa forma) que precisarei segui-lo para mudar meus pensamentos, minhas atitudes, minha forma de ser e agir. Com objetivos, caracteristicas positivas e negativas e comprometimento.
Estão traçado os passos... Só resta segui-los. As duas pessoas que fizeram o "relatório" sobre mim, deveriam ser os meus "tutores" neste processo. Pessoas que deveriam apenas observar e quando achassem necessário, por bem dar opiniões e sugestões, jamais criticas!
Mas infelizmente ou felizmente não sei bem o que dizer, uma delas praticamente já "tirou" o corpo fora e a outra... Não sei!! Mais um aprendizado na vida!!
Com ajuda tenho quase certeza que o plano chegaria mais rápido ao objetivo, mas enfim vou a luta, mesmo que sozinha! Afinal, os criticos quase sempre terminam sós. Palavras do autor do livro!



---------------------------------------------------------------------------------

Outra coisinha que aprendi durante essas semanas passadas, é que não se pode querer ser amiga de uma pessoa quando essa pessoa não quer a sua amizade. Não tenho vocação para ser apenas deposito de lixo.